Agende agora uma avaliação gratuita!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pulmão humano

Os pulmões do ser humano são órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São dois órgãos de forma piramidal, de consistência esponjosa medindo mais ou menos 25 cm de comprimento. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os alvéolos totalizam-se em um total de 350 milhões e são estruturas saculares (semelhantes a sacos) que se formam no final de cada bronquíolo e têm em sua volta os chamados capilares pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) com dos capilares para o alvéolo.
Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos (pronuncia-se "lóbos", com a primeira vogal aberta). O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são revestidos externamente por uma membrana chamada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória.
Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.
Diafragma: A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdome, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.

Respiração
Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão nos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio O2; processo chamado de inspiração. Quando o diafragma relaxa, a pressão dentro dos pulmões aumenta e o ar que estava dentro agora sai com o dióxido de carbono; processo denominado de expiração.
As pessoas podem parar de respirar mas ninguém consegue ficar sem respirar por mais de alguns segundos, porque a concentração de dióxido de carbono no sangue fica tão alta que o corpo não consegue mais fornecer energia para as células e o bulbo (parte do sistema nervoso que forma o encéfalo) manda impulsos nervosos para o diafragma e os músculos intercostais, para que se contraiam e a respiração volte a ser executada normalmente.

Patologias
  • Bronquite
  • Tuberculose
  • Enfisema pulmonar
  • Pneumonia
  • Asma
  • Câncer de pulmão
  • Pneumonite
Leia Fisioterapia Respiratória

Dicas de como previnir doenças respiratórias

Para você que quer manter essas doenças respiratórias longe de você primeiramente abandone o hábito de fumar, logo vacine-se contra a gripe todos os anos, pois só assim você estará imune a doença; faça vacina contra o pneumococo a cada cinco anos; fuja das aglomerações de pessoas; fique longe de ambiente fechados ou sem boa ventilação. Desvie os ambientes poluídos; tenha cuidado com a higiene corporal; evite mudanças bruscas de temperatura e ambiente como ar-condicionado.
Elimine também as bebidas muito geladas; tenha uma dieta saudável e equilibrada; use roupas adequadas à estação; mantenha controle rigoroso das doenças crônicas e visite seu médico regularmente. Pois só assim você estará se prevenindo corretamente de todas essas doenças respiratórias.

Nos proxímos post falarei mais sobre cada Patologia Pulmonar e os benefícios Fisioterapêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário