
Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.
Diafragma: A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdome, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.
Respiração
Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão nos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio O2; processo chamado de inspiração. Quando o diafragma relaxa, a pressão dentro dos pulmões aumenta e o ar que estava dentro agora sai com o dióxido de carbono; processo denominado de expiração.
As pessoas podem parar de respirar mas ninguém consegue ficar sem respirar por mais de alguns segundos, porque a concentração de dióxido de carbono no sangue fica tão alta que o corpo não consegue mais fornecer energia para as células e o bulbo (parte do sistema nervoso que forma o encéfalo) manda impulsos nervosos para o diafragma e os músculos intercostais, para que se contraiam e a respiração volte a ser executada normalmente.
Patologias
- Bronquite
- Tuberculose
- Enfisema pulmonar
- Pneumonia
- Asma
- Câncer de pulmão
- Pneumonite
Dicas de como previnir doenças respiratórias
Para você que quer manter essas doenças respiratórias longe de você primeiramente abandone o hábito de fumar, logo vacine-se contra a gripe todos os anos, pois só assim você estará imune a doença; faça vacina contra o pneumococo a cada cinco anos; fuja das aglomerações de pessoas; fique longe de ambiente fechados ou sem boa ventilação. Desvie os ambientes poluídos; tenha cuidado com a higiene corporal; evite mudanças bruscas de temperatura e ambiente como ar-condicionado.
Nos proxímos post falarei mais sobre cada Patologia Pulmonar e os benefícios Fisioterapêuticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário