Agende agora uma avaliação gratuita!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O STRESS é o principal causador da dor nas costas

No mundo atual em que vivemos, nos deparamos com muitos problemas e preocupações, sejam eles de ordem financeira, emocional, a insatisfação com a carreira ou com a vida pessoal, as cobranças, a pressão da sociedade e dos familiares, enfim um conjunto de fatores no meio social em que vivemos que geram uma ansiedade que irá resultar numa somatória de sintomas físicos, emocionais e mentais que se definirá como “stress” ou estresse. O indivíduo estressado, quando não se dá conta de que seu estado emocional está prejudicando sua saúde, tende a desenvolver problemas sérios , chegando até mesmo a cronicidade. Há vários “problemas de saúde” desenvolvidos pelo estado de “stress” dos indivíduos, dentre eles podem ser citados, a tensão nervosa, instabilidade emocional e dores musculares, mas esse estado de “stress” pode ser passageiro ou se prolongar, dependendo da reação de cada indivíduo. Quando há o prolongamento do stress, começa a se desencadear diversos outros fatores, como pressão alta, problemas digestivos, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, frigidez, dor de cabeça, azia, queda de cabelo, irritações na pele, gripes frequentes, gastrite, hipersensibilidade emotiva e tensões musculares que podem levar a dores nas costas, ombros e pescoço.
 
Chegamos ao “X” da questão: A DOR NAS COSTAS
Queixa n° 1 entre todos, ou quase todos, a dor nas costas constante, que incomoda, que atrapalha e que estressa mais ainda!!! Mas a pessoa investiga, vai ao médico, faz exames, e constata que não possue desvios na coluna, alterações de ordem fisiológica ou anatômica, que até possue uma postura correta, mas a dor vem de onde afinal??? Ele se questiona. Vem do estresse!!! Ele não se deu conta de que é um “workaholic”, que é ansioso, que exige demais de si mesmo e dos outros, que seu estado emocional diário é definido como “tenso”, que está desencadeando um problema psicossomático, ou seja, que seu estado de “stress”, sua condição emocional o está influenciando diretamente, sobre sua estrutura física, desencadeando uma dor nas costas que não melhora. Devemos pensar primeiramente em nossa saúde, pois sem ela, não conseguimos desenvolver nossas atividades diárias com êxito, então pensando nisso, devemos nos conscientizar do que está gerando o estresse na nossa vida e tentar realizar algumas mudanças em nosso cotidiano. Começando primeiramente por organizar nossa vida, sabendo decidir as prioridades, e assumir apenas aquelas tarefas das quais sabemos que conseguiremos realizar com segurança, satisfação pessoal e profissional. Quando estamos muito tensos, devemos sempre procurar uma atividade que nos dê prazer, afim de extravazar nossos sentimentos para que eles não parem em nossos músculos, nos causando contraturas, tensões e mais dor. A prática de esportes é muito importante para a saúde em geral, mas é essencial para aliviar o estresse causado pelo dia-a-dia do indivíduo. Enfim há inúmeras alternativas para aliviar o estresse causado pelo nosso cotidiano agitado.
 
Onde a fisioterapia entra???
Bom, como fisioterapeuta, não posso deixar de dar ênfase, nas diversas técnicas fisioterapêuticas existentes para alívio da dor nas costas. Há muitas opções para amenizar a dor e as tensões musculares causadas pelo estresse. O músculo se encontrará em tensão, com nódulos e contraturas, que ocasionará mais dor, por isso devemos trabalhar em cima disso. A realização de alongamentos das estruturas acometidas, exercícios de correção postural, pois mesmo que a origem da dor seja do “stress” e não de alterações posturais, o indivíduo acaba adotando uma posição antálgica, ou seja, ele adotará uma posição que o deixe mais confortável em relação a dor, posição essa que poderá causar desvios posturais futuros, então o exercício nesse caso entra de maneira preventiva. Há também técnicas de eletroterapia, como “Tens” que é utilizado com fins analgésicos, pois ele estimula de forma suficiente os opiódes endógenos, que são substâncias inibidoras da dor, produzidas no cérebro, como as endorfinas e as encefalinas (tipos de opiódes endógenos). Há ainda as técnicas de MASSAGEM, as terapias manuais em geral, que desencadeará um alívio da dor e das tensões musculares, podendo ser associada a aromaterapia, com objetivo de proporcionar relaxamento ao indivíduo. A massagem é relaxante, associada com técnicas de tração da coluna vertebral, alongamentos passivos, proporcionando dessa forma um relaxamento da musculatura, aliviando instantaneamente a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário