Agende agora uma avaliação gratuita!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Exercícios fisioterápicos auxiliam na prevenção da osteoporose

Uma das conseqüências do envelhecimento é a perda gradual da massa óssea, que se torna mais frágil e às vezes diminui de tamanho. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens.
É uma doença caracterizada por diminuição da massa óssea e por pequenas alterações na estrutura do tecido ósseo, com conseqüente aumento da fragilidade óssea e maior possibilidade de fraturas, a enfermidade freqüentemente acomete homens e mulheres na terceira idade, mas é especialmente comum em mulheres após a menopausa.
Os sintomas clínicos incluem fraturas, cifoses, distúrbios no equilíbrio, dor e conseqüências psicológicas como medo de cair e depressão. Os três locais mais comuns de ocorrerem fraturas são a coluna vertebral, o quadril e o punho, embora qualquer osso possa ser afetado pela osteoporose. “Infelizmente a fratura é normalmente o primeiro indicador da osteoporose”, esclarece a fisioterapeuta.
A melhor forma de tratamento é a prevenção e algumas medidas para prevenir a osteoporose podem e devem ser adotadas por todos os indivíduos, independente do sexo e idade, contribuindo assim para uma vida mais saudável. Atingir o pico de massa óssea durante a infância, adolescência e na fase adulta, manter a massa óssea na meia idade e minimizar a perda óssea durante o envelhecimento são as bases da prevenção. E também, a prática adequada de exercícios físicos aliados a uma dieta equilibrada, com ingestão de quantidades satisfatórias de cálcio, vai contribuir diretamente para a prevenção da perda da massa óssea, nos fatores modificáveis.
A fisioterapia utiliza o Exercício Resistido, com pesos para prevenir lesões e tratar pessoas com algum tipo de patologia. Preservar ou restituir o equilíbrio do organismo; aumentar a força e a massa muscular; além de garantir a qualidade de vida dos praticantes são algumas funções do exercício resistido, prática dirigida a pessoas de qualquer idade, inclusive pacientes idosos, como uma espécie de musculação terapêutica.
Este tipo de exercício pode ser parte integral do tratamento, atuando tanto nos fatores físicos quanto psicológicos da osteoporose. Uma combinação de tratamentos – nutrição, farmacologia, exercício, alterações nos hábitos de vida e no ambiente e diminuição de quedas – é ideal para todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário