Agende agora uma avaliação gratuita!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fisioterapia nas Disfunções Tempomandibulares - ATM

A articulação tempomandibular (ATM) é uma estrutura do complexo crânio-mandibular que está sujeita a comprometimentos de origem neurológica, ortopédica e músculo-esquelético, originando as desordens craniomandibulares, que são caracterizadas por queixas de dor na região da articulação temporomandibular seguida de diversos sintomas como: fadiga dos músculos craniocervicofaciais,limitação dos movimentos mandibulares e presença de ruídos articulares.

A etiologia das disfunções a tempomandibulares é multifatorial podendo estar relacionada à tensão emocional, a distúrbios e interferências oclusais, às alterações posturais, à disfunção da musculatura mastigatória, às mudanças intrínsecas das estruturas que compõem a articulação temporomandibular, ou ainda, à combinação desses fatores, caracterizando uma sintomatologia de difícil diagnóstico e tratamento, envolvendo manifestações dolorosas e de incoordenação de movimentos.

A Fisioterapia nas ATM é o ramo da fisioterapia responsável pelo tratamento de disfunções da articulação temporomandibular. Muitas vezes o paciente sente fortes dores de cabeça que irradiam para o ombro e pescoço, busca diversos tratamentos e não obtém resultados. O trabalho do fisioterapeuta juntamente com o do odontólogo possibilita a eliminação desses sintomas e traz uma melhor qualidade de vida para o indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário