Agende agora uma avaliação gratuita!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fisioterapia aliviam dores do crescimento

O desenvolvimento e crescimento do corpo humano é um processo natural na infância, porem em alguns casos a criança pode sofrer com dores e disfunções durante a ação do crescimento. No crescimento o corpo humano sofre alterações, durante o período da infância e da adolescência ocorrendo um processo dinâmico de crescimento e maturação, onde o indivíduo se desenvolve física, psicológica, cultural e posturalmente. Alguns danos, ocorridos nessas fases, muitas vezes não podem ser reparados, como aqueles resultantes de situações de risco nos ambientes onde esta criança vive e cresce o que pode acarretar a ocorrência de complicações futuras sobre a saúde dessa população.

          O ambiente em que a criança ou adolescente cresce e se desenvolve como a escola, casa ou atividade que pratica, é de extrema importância no crescimento. As atividades e posturas adotadas nesta fase podem causar queixas de dor músculo-esqueléticas que podem se tornar freqüentes na infância, esta dor geralmente é extra-articular, ocorrendo mais em membros inferiores, tipicamente bilateral de localização difusa e profunda, ocorrendo no final da tarde ou à noite, com uma relação variável com a atividade física, estresse e modo de vida do individuo.

          Dentre os vários acometimentos do sistema músculoesquelético na infância, a dor do crescimento ou osteocondrite da tuberosidade, é a causa mais comum de dores e alterações musculoesqueléticas na infância, podendo causar alterações biomecânicas e consequentemente uma má postura adulta.

          O acompanhamento e a vigilância de um fisioterapeuta é de extrema importância na fase de crescimento, seja em casa ou na escola, pois as inúmeras condições que o corpo humano em crescimento dispõe, como desequilíbrios musculares, desequilíbrios posturais e alterações biomecânicas, devem ser elucidados precocemente, pois desta forma, as alterações podem ser minimizadas sendo de grande importância para o crescimento sadio da criança e do adolescente.

          O fisioterapeuta é um profissional com capacidade para intervir nas condições de saúde da infância, podendo aplicar seus conhecimentos e técnicas nas diversas fases do crescimento, e contribuir com medidas preventivas ou nas alterações agudas e crônicas, fazendo com que as fazer do crescimento não deixe sequelas quanto à postura e alterações no individuo adulto, prezando sempre pela qualidade de vida, saúde e o bem estar da criança e do adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário