Agende agora uma avaliação gratuita!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fisioterapia: A Chave para uma Vida Saudável depois dos 60 anos

Ao chegar perto dos 60 anos o corpo começa a ter uma diminuição da capacidade funcional. O envelhecimento traz algumas limitações específicas e é aí que entra o papel de um profissional de grande importância nessa fase da vida: o fisioterapeuta. Ele é o responsável por ensinar ao idoso como ter mais qualidade de vida dentro de suas limitações.

Para isso são desenvolvidos programas com fins terapêuticos e que podem começar até mesmo antes da chamada ‘terceira idade’. “Considera-se Terceira Idade aquele individuo que tem mais de 60 anos, porém os programas de acompanhamento ao idoso podem ser freqüentados por pessoas a partir de 45 anos, pois são programas alegres, recreativos, mas sempre com um fim terapêutico. Todo idoso deve participar de alguma atividade em grupo, ter convivência e rotina de atividades a cumprir. Isso contribui para o melhor funcionamento do corpo e também ajuda no combate à sensação de inutilidade, evitando a depressão e doenças típicas da terceira idade como o Alzheimer.
Dentro desses programas é trabalhado não apenas a coordenação motora do paciente, mas também o equilíbrio, a força e a memória. Em alguns casos até mesmo a musculação é indicada ao idoso, desde que com acompanhamento de um educador físico responsável. O mínimo recomendado para um paciente saudável são trinta minutos de caminhada três vezes na semana. Porém essa recomendação varia de acordo com o estado físico, mental e de saúde do paciente.
A fisioterapia tem como principal objeto de estudo o movimento humano, mas o fisioterapeuta pode ir além e atuar na vida social e no campo emocional de um paciente, re-estabelecendo a sua segurança e auto-estima.
A Fisioterapia é a chave que abre a porta para uma vida saudável e ativa, que só começa depois dos 60 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário