Agende agora uma avaliação gratuita!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fisioterapia na obesidade mórbida

A obesidade é uma doença que tende a afetar cada vez mais as populações, reduzindo a expectativa de vida desses indivíduos em decorrência de várias doenças associadas (comorbidades) como hipertensão arterial, diabetes melittus, dislipidemias, cardiopatias, acidente vascular cerebral, osteoartrose, doença pulmonar obstrutiva, apneia do sono, etc. A fisioterapia atua sobre estas comorbidades, principalmente no nível respiratório e motor.
A obesidade pode causar efeitos adversos ao sistema pulmonar, como alterações na mecânica respiratória, na força e resistência da musculatura respiratória, nas trocas gasosas, no controle da respiração, nos testes de função pulmonar e na capacidade dos exercícios. As queixas incluem dispnéia (falta de ar) aos esforços e intolerância aos exercícios, devido ao cansaço.
A obesidade também causa desordens respiratórias durante o sono, como a apneia (parada da respiração) ou hipopneia (diminuição da respiração). Isso leva a uma fragmentação do sono causando cansaço, fadiga e sonolência durante o dia.
A obesidade muitas vezes está associada ao sedentarismo, tanto pelo desconforto respiratório quanto pela intolerância à dor e desuso ocasionados por osteoartrose, principalmente localizados em membros inferiores e coluna vertebral, devido ao suporte do peso excessivo.
A fisioterapia pré-operatória avalia suas funções pulmonar e motora, traçando um programa de tratamento personalizado, propondo exercícios físicos e respiratórios de acordo com as suas capacidades e dificuldades, que irão prepará-lo para a cirurgia.

Fase Pré-Operatória: a partir da consulta com o cirurgião, e com o resultado de todos os exames laboratoriais pré-operatórios em mãos, o paciente passa por uma avaliação fisioterapêutica pré-operatória onde recebe as orientações necessárias quanto ao posicionamento e movimentação, exercícios respiratórios, esforço e tosse no pós-operatório e ainda em casos específicos, o paciente recebe tratamento quanto a comorbidade atuante.

Fase Pós-Operatória: O paciente é auxiliado em seu posicionamento, atividades de vida diária e ainda orientado quanto às atividades físicas, exercícios respiratórios e tosse

Nenhum comentário:

Postar um comentário