Agende agora uma avaliação gratuita!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia

A Fisioterapia em si, previne, trata e reabilita com o intuito de promover o bem-estar e melhora da qualidade de vida dos indivíduos. A fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos.
Trabalha-se na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, hérnia de disco, dores na coluna, síndromes dolorosas (ex: fibromilagia) tendinites, artrose, pós-operatórios, dentre outras, utilizando recursos elétricos, mecânicos, térmicos e hidroterápicos, além de técnicas da cinesioterapia, objetivando aliviar o quadro de dor, eliminar processo inflamatório, melhorar circulação sangüínea, fortalecer musculatura, recuperar os movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.

Mas então o que significa cada um dos recursos fisioterápicos utilizados dentro da ortopedia? Segue abaixo alguns desses recursos:

- Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objetivo trabalhar articulações e musculatura, podendo ser passiva ou ativa.

- Eletroterapia - Terapia com aparelhos elétricos, como o ultra-som, ondas curtas, microondas, TENS, Laser, entre outros. São recursos utilizados para facilitar a recuperação dos tecidos lesados.

- Mecanoterapia - Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecimento muscular.

- Termoterapia - tratamento com aplicação de calor para relaxamento da musculatura e alívio da dor.

- Crioterapia - emprego de gelo como terapêutica antiinflamatória e analgésica, geralmente em aplicações localizadas para tratamento de contusões, luxações e edema.

 A Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia atua na prevenção e tratamento de distúrbios do sistema músculo-esquelético, crónicos ou agudos.Intervém em patologias como:

-Deformidades da coluna (escoliose, hipercifose e hiperlordose)
-Artrose
-Tendinite
-Lesão ligamentar
-Lesão muscular
-Entorse
-Luxação e sub-luxação
-Recuperação de fractura
-Pré e pós operatório de cirurgia ortopédica
-Lúpus Eritematoso Sistémico
-Espondilite Anquilosante

O tratamento fisioterápico é adaptado a cada situação em particular. São utilizados meios físicos, terapias manuais, alongamento e fortalecimento muscular, treino proprioceptivo e de coordenação motora, treino de equilíbrio e marcha, com o objectivo de prevenir a incapacidade física, tratar e minimizar as consequências de uma incapacidade estabelecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário