Agende agora uma avaliação gratuita!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Porque consultar um fisioterapeuta e não outro profissional da saúde?

A definição de fisioterapia pelo COFFITO diz:
“É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.”
De uma forma mais simples: o fisioterapeuta baseia sua conduta através de uma avaliação dos problemas de movimento apresentado pelos seus clientes: está movendo e tem dor, consulte um fisioterapeuta! Seria o mais obvio a ser realizado!

Quais são as vantagens de se consultar um fisioterapeuta?


Conforme definição, um fisioterapeuta tem um estudo aprofundado em várias matérias básicas da saúde (anatomia, bioquímica, biomecânica etc.) e graças a isso, terá como propor a seu cliente uma vasta gama de opções terapêuticas que pode ser, por exemplo, a tríade famosa (eletro, termo e cinesioterapia), exercícios como pilates, terapia manual, como osteopatia e muitas outras técnicas.
E quanto aos outros profissionais? Até hoje só vi três opções possíveis: remédio, cirurgia e fisioterapia.
Mas antes de continuar, um aviso: fisioterapia não se resume a levar choques e dar uma esticadinha antes de sair da clinica. Se você só faz isso, cuidado!!
Outra vantagem é a relação terapeuta – paciente. Como muitas vezes um tratamento de fisioterapia é demorado e invariavelmente você terá que ver seu terapeuta 2 ou 3 vezes na semana, acaba acontecendo uma aproximação, onde normalmente o terapeuta ganha a confiança do paciente.
Para ser bem convincente agora: um dado estatístico mostra que 80% da população terá dor nas costas, e uma boa parte dessas pessoas tem distúrbios de movimento. Se consultar um bom fisioterapeuta você já começa um tratamento adequado. Caso não seja um desses distúrbios, com certeza ele poderá encaminhar para o profissional mais competente para poder avaliar o seu problema ( por exemplo: fratura, tumores etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário