Agende agora uma avaliação gratuita!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fisioterapia na Recuperação após o Câncer de Mama

O câncer de mama, é o tipo que mais afeta mulheres em todo mundo, porém os homens também podem ser acometidos por esse tipo de câncer. O câncer de mama não dói assim como os outros tipos, sendo assim é necessário que se faça o auto exame para que no primeiro sinal de nódulos o médico possa ser logo informado.


Algumas situações podem ser observadas quando a mulher esta com a doença em evolução, como:
  • Aparecimento de nódulo;

  • Mudança no tamanho ou no formato da mama;

  • Retração da pele da mama ou do mamilo;


  • Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da auréola;

  • Secreção contínua por um dos ductos;  


  • Edema significativo.

  • É uma doença que pode ser tratada e ter uma recuperação boa se descoberta precocemente. Os tratamentos recomendados são lobectomia que é a retirada do tecido cancerígeno, ou a mastectomia que é a retirada total da mama, assim como também a radioterapia e a quimioterapia.
    Quando a mama é retirada a fisioterapia atua no restabelecimento da paciente, devido ao fato que além de ser retirada a mama, os glânglios linfáticos do mesmo lado são retirados também, levando assim ao aparecimento de edemas e também a paciente pode ter diminuição da amplitude articular do ombro.
    Os ganglios linfáticos são responsáveis pela drenagem dos fluidos daquele braço, e retirada de parte deles causa edema pela retenção de líquidos.A fisioterapia atua na drenagem linfática, melhorando assim a circulação. O uso de veste elásticas e enfaixamento compressivo também são usados para o tratamento do linfedema.
    A amplitude articular pode ser afetada pelo fato de a paciente ter medo de movimentar o lado afetado, sendo assim a fisioterapia atua com o objetivo de melhora a amplitude.
    Alongamentos, exercícios com bastões,exercícios para reexpansão pulmonar  e mobilização articular devem ser realizados. Todo execício deve começar a ser feito de forma passiva , passando após algumas sessões para ativo-assistido e depois para exercícios ativos.
    Quando há dor associada a perda da amplitide articular podem ser usadas a crioterapia ou até mesmo a eletroterapia.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário