Agende agora uma avaliação gratuita!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estômago: Patologia - Hipercloridria

Conhecida vulgarmente por "acidez estomacal"  é provocada por secreção excessiva de ácido clorídrico gástrico. Pode manifestar-se clinicamente através de perturbações como regurgitações ácidas, ardor (azia, pirose) ou dores gástricas.
O aumento de secreção do ácido clorídrico ocorre normalmente por distúrbios de stress ou emocionais, pois quando ficamos extremamente ansiosos com problemas emocionais ficamos mais sujeitos a hipercloridria. Com o excesso de ácido no tubo digestivo superior é uma das principais causas de esofagites de refluxo, gastrites e úlceras gastroduodenais.
A hipercloridria provoca dores que ocorrem, geralmente, após as refeições, acompanhadas também de náuseas, azia e vômitos. O tratamento combina antiácidos e remédios que diminuam a secreção de ácido clorídrico, porém a cura só vem com a modificação das condições e hábitos de vida. Já a alteração da motilidade esta diretamente relacionada com o emocional, em ansiosos podem ocorrer diarréia e prisão de ventre sem que haja causa orgânica: Enterocolopatia Funcional ou Idiopática são alterações do funcionamento do intestino relacionados ao aspecto psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário