Agende agora uma avaliação gratuita!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estômago: Patologia - Acloridria

 Acloridria, ou ausência de ácido clorídrico no suco gástrico, é definida como a incapacidade do pH gástrico em chegar abaixo de 4,0 sob estimulação máxima com pentagastrina. O distúrbio pode resultar de vários distúrbios e ser ou não reversívelA acloridria pode ser o resultado de vários processos subjacentes, tais como anemia perniciosa, tireopatia auto-imune, infecção por H.pylori ou mesmo uso prolongado de inibidores da bomba de prótons. A principal conseqüência da acloridria é o estímulo das células G antrais para liberar gastrina, que por sua vez estimula a mucosa e pode levar à hiperplasia de células enterocromafínicas.
O distúrbio não possui qualquer preferência por raça, sexo ou faixa etária. Já foi demonstrado que a acloridria leva ao supercrescimento bacteriano, mas a hipótese de que a acloridria pode levar ao desenvolvimento de câncer gástrico ainda é controversa.
A acloridria não produz qualquer sintoma ou alteração ao exame físico. O diagnóstico é essencialmente laboratorial.
O pH gástrico de jejum em indivíduos saudáveis é de cerca de 2,1 em homens e 2,7 em mulheres. Nos pacientes com hipocloridria ou acloridria, estes valores são de 7,4 e 7,6 em media, respectivamente. O ideal é realizar a aferição durante um período de 24h. Nem todo paciente com suspeita de acloridria deve ser submetido à documentação da baixa produção de ácido.
A acloridria também pode ser documentada através de níveis séricos extremamente baixos de pepsinogênio e aumento dos níveis de gastrina. A endoscopia digestiva alta está indicada logo no princípio da abordagem propedêutica para excluir a possibilidade de carcinóide gástrico.
A acloridria resultante do uso prolongado de inibidores da bomba de prótons pode ser tratada simplesmente com redução ou suspensão do medicamento.
A acloridria associada à infecção por H.pylori em geral responde bem à erradicação da bactéria, mas em alguns pacientes o retorno da secreção ácida gástrica é apenas parcial. Nas doenças auto-imunes (p.ex.: anemia perniciosa), a secreção ácida não pode ser restaurada caso já tenha ocorrido destruição da mucosa secretora. É importante oferecer suplementos de vitamina B12 a estes pacientes.
As principais complicações da acloridria incluem hipergastrinemia, gastrite atrófica e aumento do risco para hiperplasia de células enterocromafínicas e carcinóide gástrico (a maioria dos especialistas acredita não ser necessário realizar endoscopias regulares por este motivo).
O efeito da hipergastrinemia em relação ao adenocarcinoma colorretal ainda é motivo de discussão.
A gastrite atrófica é um reconhecido precursor do carcinoma gástrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário