Agende agora uma avaliação gratuita!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estômago: Patologia - Gastroparesia

A gastroparesia ou atraso do esvaziamento gástrico é um transtorno no qual o estômago demora demasiado tempo para esvaziar seu conteúdo. A gastroparesia se desenvolve quando se lesam os nervos do estômago. O nervo vago controla o movimento da comida ao longo de todo o trato digestivo. Se esse fica lesado devido a neuropatia autonomica, o nervo vago, os músculos do estômago e do intestino não trabalham normalmente e o transporte da comida se retarda ou se detém completamente.

O diabetes pode lesar o nervo vago se os níveis de glicose no sangue (açúcar no sangue) permanecem elevados durante um longo período de tempo. Os níveis elevados de glicose no sangue causam mudanças químicas nos nervos e lesam os vasos sanguíneos que transportam o oxigênio e os nutrientes aos nervos.
 
A causa mais comum da gastroparesia é o diabetes. O diabetes pode lesar o nervo vago se os níveis de glicose no sangue (açúcar no sangue) permanecem elevados durante um longo período de tempo. Os níveis elevados de glicose no sangue causam mudanças químicas nos nervos e lesam os vasos sanguíneos que transportam o oxigênio e os nutrientes aos nervos.

Sintomas:

Os sinais e sintomas da gastroparesia são:

·        Acidez
·        Inchaço abdominal
·        Náuseas
·        Vômitos de comida não digerida
·         Sensação de plenitude gástrica pouco depois de começar a comer
·        Perda de peso devido a baixa absorção dos nutrientes
·        Níveis de glicose no sangue alterados
·        Falta de apetite
·        Refluxo gastroensofágico
·        Espasmos na parede do estômago

Contribuem para estes sintomas, alimentos sólidos ou com alta quantidade de fibras como frutas e vegetais crus, alimentos gordurosos, ou ainda bebidas com alto teor alcoólico.

Estes sintomas podem ser leves ou graves, dependendo de cada pessoa.

Complicações:

Se a comida permanece longo tempo no estômago pode produzir um grande crescimento das bactérias da flora intestinal por causa da fermentação dos alimentos. 

Assim mesmo, os alimentos podem endurecer-se para formar massas sólidas, que podem causar náuseas, vômitos e obstrução gástrica. Isto é perigoso porque pode chegar a bloquear a passagem dos alimentos para o intestino delgado. A gastroparesia também pode atrapalhar o tratamento do diabetes ao aumentar a dificuldade para controlar a glicose no sangue. Quando os alimentos chegam ao intestino delgado e são absorvidos, os níveis de glicose no sangue aumentam. Já que a gastroparesia torna imprevisível o esvaziamento gástrico, os níveis de glicose no sangue da pessoa ficam alterados e difíceis de controlar.

Tratamento:

O tratamento para a gastroparesia depende da severidade dos sintomas. Por ser na maioria dos casos uma doença crônica, a gastroparesia não tem cura. O tratamento ajuda o paciente a se sentir o mais saudável e confortável possível.

Diabetes e Gastroparesia:

O principal objetivo do tratamento da gastroparesia relacionada com o diabetes é a manutenção do controle dos níveis de glicose no sangue. O tratamento inclui: mudanças na dieta, nas doses de  insulina e medicamentos orais, e, nos casos mais graves, a alimentação através da sonda nasogástrica ou por via intravenosa (nutrição parenteral).
Se você tem gastroparesia a comida é absorvida mais devagar e em horários imprevisíveis. Para controlar a glicose no sangue, você talvez tenha que:

·        Tomar a insulina mais vezes ou até mudar o tipo de insulina que você toma.
·        Tomar a insulina após comer ao invés de antes.
·        Medir freqüentemente  o seu nível de glicose após as refeições e administrar a insulina sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário