Agende agora uma avaliação gratuita!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Exemplo da importância da Fisioterapia

Como já foi citado, a Fisioterapia tem grande importância na vida de um modo geral.
No meio dos famosos, o mais recente caso que se tem noticia da importância do tratamento Fitoterápico é o de SHAOLIN, que passou 145 dias internado após sofrer um grave acidente de carro ocasionando um TCE (traumatismo cranioencefálico) grave.
Apesar de lenta, a recuperação de Shaolin já é visível. Ele já faz sessões de fisioterapia e fonoaudiologia para recuperar os movimentos corporais. “Shaolin está evoluindo bem. Ainda não acordou, mas já abre os olhos e respira sem a ajuda de aparelhos. Ele está se tratando com uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga”, contou o assessor de imprensa Ricardo a Caras Online.

Nosso objetivo é mostrar que a fisioterapia motora precoce nesse caso é essencial e indispensável para uma plena recuperação e retorno às atividades.

O traumatismo crânio-encefálico é uma das principais causas de morte no adulto jovem, sendo que somente nos Estados Unidos, aproximadamente quinhentas mil pessoas sofrem este tipo de traumatismo por ano. Cerca de 10% desses doentes morrem antes de chegar ao hospital. Dos traumatismos crânio-encefálicos que recebem cuidados médicos, 80% podem ser classificados como leves, 10% como moderados e 10% como graves. E a cada ano, também nos Estados Unidos, mais de cem mil doentes vítimas desse tipo de trauma sofrem graus variados de invalidez. Portanto, mesmo uma pequena redução na mortalidade e da incapacidade resultantes do trauma crânio-encefálico teria um impacto importante na saúde pública.

A fisioterapia motora precoce deve ser realizada em todos os pacientes vítimas de TCE, mesmo que eles se encontrem na fase aguda.
A postura sentada deve ser adotada o mais rápido possível, mesmo que o paciente ainda se encontre comatoso. O ortostatismo deve ser também realizado o mais cedo possível, constituindo a seqüência para uma marcha precoce. A marcha deve ser enfatizada diariamente, mas para isto é lógico que necessitamos de alguma colaboração por parte do paciente. O subir e descer escadas com auxílio deve ser também enfatizado e não possui como pré-requisito uma deambulação independente, sendo motivo para gerar auto confiança no paciente. Tanto a marcha e o subir e descer escadas em pacientes hemiparéticos, devem ser realizados somente por profissionais familiarizados com estas condutas e com total domínio da situação, a fim de evitar-se acidentes e novos traumatismos.

De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que a fisioterapia motora precoce proporcionou aumento bastante significativo na independência da locomoção (marcha e subir e descer escadas), sendo essencial e indispensável desde a terapia intensiva até a alta hospitalar, para que se possa Ter uma boa e rápida recuperação até que se dê continuidade à fisioterapia domiciliar.
Numa próxima postagem abordarei mais sobre TCE e AVC.

Acesse o site Fisioterapia Domiciliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário