Agende agora uma avaliação gratuita!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fisioterapia na obesidade mórbida

A obesidade é uma doença que tende a afetar cada vez mais as populações, reduzindo a expectativa de vida desses indivíduos em decorrência de várias doenças associadas (comorbidades) como hipertensão arterial, diabetes melittus, dislipidemias, cardiopatias, acidente vascular cerebral, osteoartrose, doença pulmonar obstrutiva, apneia do sono, etc. A fisioterapia atua sobre estas comorbidades, principalmente no nível respiratório e motor.
A obesidade pode causar efeitos adversos ao sistema pulmonar, como alterações na mecânica respiratória, na força e resistência da musculatura respiratória, nas trocas gasosas, no controle da respiração, nos testes de função pulmonar e na capacidade dos exercícios. As queixas incluem dispnéia (falta de ar) aos esforços e intolerância aos exercícios, devido ao cansaço.
A obesidade também causa desordens respiratórias durante o sono, como a apneia (parada da respiração) ou hipopneia (diminuição da respiração). Isso leva a uma fragmentação do sono causando cansaço, fadiga e sonolência durante o dia.
A obesidade muitas vezes está associada ao sedentarismo, tanto pelo desconforto respiratório quanto pela intolerância à dor e desuso ocasionados por osteoartrose, principalmente localizados em membros inferiores e coluna vertebral, devido ao suporte do peso excessivo.
A fisioterapia pré-operatória avalia suas funções pulmonar e motora, traçando um programa de tratamento personalizado, propondo exercícios físicos e respiratórios de acordo com as suas capacidades e dificuldades, que irão prepará-lo para a cirurgia.

Fase Pré-Operatória: a partir da consulta com o cirurgião, e com o resultado de todos os exames laboratoriais pré-operatórios em mãos, o paciente passa por uma avaliação fisioterapêutica pré-operatória onde recebe as orientações necessárias quanto ao posicionamento e movimentação, exercícios respiratórios, esforço e tosse no pós-operatório e ainda em casos específicos, o paciente recebe tratamento quanto a comorbidade atuante.

Fase Pós-Operatória: O paciente é auxiliado em seu posicionamento, atividades de vida diária e ainda orientado quanto às atividades físicas, exercícios respiratórios e tosse

Fisioterapia melhora capacidade respiratória de doentes com leucemia

Os doentes que sofrem com leucemia podem beneficiar com terapias específicas para controlar e melhorar a capacidade respiratória, através de exercícios de fisioterapia, avança o PIPOP - Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica.

A ajuda de terapêuticas de fisioterapia para melhorar a capacidade respiratória é extremamente vantajosa para doentes que estejam em tratamento para a leucemia, sobretudo os que sofrem de leucemia aguda – um tipo de tumor que afecta o sangue, defende um estudo de cientistas da Universidade Paulista (Unip) do Amazonas, no Brasil.

Os exercícios de fisioterapia podem ajudar doentes com leucemia a recuperarem a sua capacidade de respiração em 95% dos casos, benefícios que contribuem para francas melhorias na qualidade de vida

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fisioterapia Oncológica

Há alguns anos, a grande preocupação da equipe médica em relação ao câncer era a sobrevivência dos pacientes. Atualmente, o foco do tratamento mudou, ou seja, a preocupação passou a ser também a qualidade de vida que o paciente vai ter durante e após o tratamento oncológico. A Fisioterapia Oncológica é um dos procedimentos que estão sendo adotados nesse sentido, tanto no pré, no pós de uma cirurgia de câncer como também durante todo o tratamento. Esse recurso pode ser utilizado em todos os casos, como nos de câncer de mama, tumores de cabeça e pescoço, além dos relacionado ao sistema músculo-esquelético. A Fisioterapia pode ser fundamental no tratamento do paciente com diagnóstico de câncer ao oferecer acompanhamento às diversas alterações que podem ocorrer, mesmo diante de muitos comprometimentos que se apresentam, como: edema de membros, alterações musculares, constipação, alterações neurológicas, alterações respiratórias, dores musculares por disfunções posturais, dores teciduais e cicatriciais e dores tendinosas e articulares, alterações ósseas, alterações circulatórias (flebites, linfangites, alterações linfáticas), alterações vasculares em membro superior após aplicação da quimioterapia. Dentre os procedimentos fisioterapêuticos que podem ser empregados na Fisioterapia Oncológica, destacamos: a drenagem linfática manual, exercícios ativos, passivos, alongamentos e resistidos conforme cada alteração muscular que se apresenta, exercícios respiratórios para melhor funcionamento diafragmático, pulmonar e retirada de secreções, treino de marcha, equilíbrio e para outras disfunções neurológicas, reeducação postural (método de cadeias musculares), orientações a familiares e cuidadores, readaptação domiciliar com o intuito de facilitar o deslocamento, readaptação ocupacional, caso haja necessidade.
O tratamento fisioterapêutico também é importante durante as fases de quimioterapia e radioterapia. Aqui nossa atenção está para o processo de sensibilidade do Sistema Imunológico. No caso do câncer de mama, o grande problema é o esvaziamento ganglionar, ou seja, a retirada dos gânglios linfáticos existentes na axila. Isso dificulta na movimentação do braço, principalmente nos movimentos de abertura lateral. O tratamento auxilia na recuperação e na prevenção dos distúrbios linfáticos.
A Fisioterapia não se preocupa apenas com o local afetado pelo câncer, mas com a repercussão do problema em todo o organismo da pessoa, visualizando o paciente como um todo, além da sua estima, de seu sentimento e sua qualidade de vida. A principal meta da fisioterapia oncológica é mostrar ao paciente a necessidade de retomar as atividades diárias e oferecer a ele condições para isso.

Saiba mais sobre o câncer que afeta Reynaldo Gianecchini na continuação do post

Fisioterapia na Recuperação após o Câncer de Mama

O câncer de mama, é o tipo que mais afeta mulheres em todo mundo, porém os homens também podem ser acometidos por esse tipo de câncer. O câncer de mama não dói assim como os outros tipos, sendo assim é necessário que se faça o auto exame para que no primeiro sinal de nódulos o médico possa ser logo informado.


Algumas situações podem ser observadas quando a mulher esta com a doença em evolução, como:
  • Aparecimento de nódulo;

  • Mudança no tamanho ou no formato da mama;

  • Retração da pele da mama ou do mamilo;


  • Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da auréola;

  • Secreção contínua por um dos ductos;  


  • Edema significativo.

  • É uma doença que pode ser tratada e ter uma recuperação boa se descoberta precocemente. Os tratamentos recomendados são lobectomia que é a retirada do tecido cancerígeno, ou a mastectomia que é a retirada total da mama, assim como também a radioterapia e a quimioterapia.
    Quando a mama é retirada a fisioterapia atua no restabelecimento da paciente, devido ao fato que além de ser retirada a mama, os glânglios linfáticos do mesmo lado são retirados também, levando assim ao aparecimento de edemas e também a paciente pode ter diminuição da amplitude articular do ombro.
    Os ganglios linfáticos são responsáveis pela drenagem dos fluidos daquele braço, e retirada de parte deles causa edema pela retenção de líquidos.A fisioterapia atua na drenagem linfática, melhorando assim a circulação. O uso de veste elásticas e enfaixamento compressivo também são usados para o tratamento do linfedema.
    A amplitude articular pode ser afetada pelo fato de a paciente ter medo de movimentar o lado afetado, sendo assim a fisioterapia atua com o objetivo de melhora a amplitude.
    Alongamentos, exercícios com bastões,exercícios para reexpansão pulmonar  e mobilização articular devem ser realizados. Todo execício deve começar a ser feito de forma passiva , passando após algumas sessões para ativo-assistido e depois para exercícios ativos.
    Quando há dor associada a perda da amplitide articular podem ser usadas a crioterapia ou até mesmo a eletroterapia.

    sexta-feira, 26 de agosto de 2011

    Fisioterapia na reabilitação de pacientes queimados

    Até pouco tempo a fisioterapia só poderia iniciar sua abordagem terapêutica após a alta hospitalar. Hoje, apresenta grande alteração, iniciando já na fase aguda.
    A fisioterapia sempre foi vista como uma terapia empregada em pessoas que apresentavam seqüelas. Na queimadura, ela exerce um papel preventivo, caso seja iniciada precocemente. Caso contrário, o paciente poderá desenvolver seqüelas, principalmente pela imobilização ou pela posição antálgica que exerce. Quanto mais precoce for iniciada a fisioterapia, melhores serão os resultados futuros. O fisioterapeuta realiza condutas com o objetivo de Obter uma ferida de queimadura limpa; Manter a amplitude de movimento e a mobilidade cutânea; Reduzir o edema; Manter a força e a resistência muscular; Impedir complicações e reduzir as contraturas cicatriciais; Manter adequada função respiratória e cardiovascular; Proporcionar boa cicatrização pelo melhor alinhamento das fibras cicatriciais; Evitar seqüelas ou auxiliar no tratamento de seqüelas já instaladas; Readquirir o máximo de função para o paciente;Proporcionar o retorno o mais rápido possível às AVD’s com independência; Ajudar o paciente a retornar a uma vida ativa dentro da sociedade.
    O ideal é que se realize um programa de fisioterapia intensivo, ou seja, diariamente e se possível duas vezes ao dia durante a internação, e uma vez ao dia após a alta hospitalar.
    A atuação do fisioterapeuta tem enorme contribuição para a reabilitação, à prevenção e aceleramento do tempo de recuperação do paciente queimado e seu tempo de internação.
    É importante ressaltar que a recuperação do paciente queimado depende, acima de tudo, do seu desejo de superar suas limitações, de enfrentar seu sofrimento e, principalmente, da sua vontade de viver.

    Aprovada data comemorativa para o FISIOTERAPEUTA

    A Câmara aprovou nesta semana a instituição da data comemorativa do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional (13 de outubro).
    O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Os PLs 6377/09 e 5162/09 seguirão para sanção presidencial, enquanto o PL 5464/09 será encaminhado para o Senado, a não ser que haja recurso para a sua votação pelo Plenário da Câmara.  O projeto já tinha sido aprovado pela Comissão de Educação e Cultura.

    Fisioterapia
    O projeto que institui o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional recebeu parecer favorável do relator, deputado Dr. Grilo (PSL-MG). A data escolhida se refere ao dia 13 de outubro de 1969, quando foi editado o Decreto-Lei 938, que regulamentou a fisioterapia e a terapia ocupacional como profissões da área da saúde.
    “A regulamentação foi um marco histórico para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais brasileiros, pois assegurou a eles a prerrogativa de exercer suas atividades como profissionais de nível superior e limitou as atividades ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional”, disse a deputada Gorete Pereira (PR-CE).

    quinta-feira, 25 de agosto de 2011

    Porque consultar um fisioterapeuta e não outro profissional da saúde?

    A definição de fisioterapia pelo COFFITO diz:
    “É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.”
    De uma forma mais simples: o fisioterapeuta baseia sua conduta através de uma avaliação dos problemas de movimento apresentado pelos seus clientes: está movendo e tem dor, consulte um fisioterapeuta! Seria o mais obvio a ser realizado!

    Quais são as vantagens de se consultar um fisioterapeuta?


    Conforme definição, um fisioterapeuta tem um estudo aprofundado em várias matérias básicas da saúde (anatomia, bioquímica, biomecânica etc.) e graças a isso, terá como propor a seu cliente uma vasta gama de opções terapêuticas que pode ser, por exemplo, a tríade famosa (eletro, termo e cinesioterapia), exercícios como pilates, terapia manual, como osteopatia e muitas outras técnicas.
    E quanto aos outros profissionais? Até hoje só vi três opções possíveis: remédio, cirurgia e fisioterapia.
    Mas antes de continuar, um aviso: fisioterapia não se resume a levar choques e dar uma esticadinha antes de sair da clinica. Se você só faz isso, cuidado!!
    Outra vantagem é a relação terapeuta – paciente. Como muitas vezes um tratamento de fisioterapia é demorado e invariavelmente você terá que ver seu terapeuta 2 ou 3 vezes na semana, acaba acontecendo uma aproximação, onde normalmente o terapeuta ganha a confiança do paciente.
    Para ser bem convincente agora: um dado estatístico mostra que 80% da população terá dor nas costas, e uma boa parte dessas pessoas tem distúrbios de movimento. Se consultar um bom fisioterapeuta você já começa um tratamento adequado. Caso não seja um desses distúrbios, com certeza ele poderá encaminhar para o profissional mais competente para poder avaliar o seu problema ( por exemplo: fratura, tumores etc.)

    quarta-feira, 24 de agosto de 2011

    A Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia

    A Fisioterapia em si, previne, trata e reabilita com o intuito de promover o bem-estar e melhora da qualidade de vida dos indivíduos. A fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos.
    Trabalha-se na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, hérnia de disco, dores na coluna, síndromes dolorosas (ex: fibromilagia) tendinites, artrose, pós-operatórios, dentre outras, utilizando recursos elétricos, mecânicos, térmicos e hidroterápicos, além de técnicas da cinesioterapia, objetivando aliviar o quadro de dor, eliminar processo inflamatório, melhorar circulação sangüínea, fortalecer musculatura, recuperar os movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.

    Mas então o que significa cada um dos recursos fisioterápicos utilizados dentro da ortopedia? Segue abaixo alguns desses recursos:

    - Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objetivo trabalhar articulações e musculatura, podendo ser passiva ou ativa.

    - Eletroterapia - Terapia com aparelhos elétricos, como o ultra-som, ondas curtas, microondas, TENS, Laser, entre outros. São recursos utilizados para facilitar a recuperação dos tecidos lesados.

    - Mecanoterapia - Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecimento muscular.

    - Termoterapia - tratamento com aplicação de calor para relaxamento da musculatura e alívio da dor.

    - Crioterapia - emprego de gelo como terapêutica antiinflamatória e analgésica, geralmente em aplicações localizadas para tratamento de contusões, luxações e edema.

     A Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia atua na prevenção e tratamento de distúrbios do sistema músculo-esquelético, crónicos ou agudos.Intervém em patologias como:

    -Deformidades da coluna (escoliose, hipercifose e hiperlordose)
    -Artrose
    -Tendinite
    -Lesão ligamentar
    -Lesão muscular
    -Entorse
    -Luxação e sub-luxação
    -Recuperação de fractura
    -Pré e pós operatório de cirurgia ortopédica
    -Lúpus Eritematoso Sistémico
    -Espondilite Anquilosante

    O tratamento fisioterápico é adaptado a cada situação em particular. São utilizados meios físicos, terapias manuais, alongamento e fortalecimento muscular, treino proprioceptivo e de coordenação motora, treino de equilíbrio e marcha, com o objectivo de prevenir a incapacidade física, tratar e minimizar as consequências de uma incapacidade estabelecida

    terça-feira, 23 de agosto de 2011

    A Fisioterapia Preventiva

    A Fisioterapia Preventiva reúne um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que ajudam controlar sintomas como insônia, ansiedade, depressão, dores articulares e musculares que podem causar uma simples irritação até piores consequências.
    Possibilita também, maior flexibilidade do corpo, coordenação, concentração, melhoria de postura, relaxamento muscular, diminuição de tensão, além de trabalhar com a melhoria da auto-estima. Esse tipo de
    Fisioterapia é dividida em 3 etapas:

    • alongamento e fortalecimento
    • relaxamento
    • exercícios respiratórios

    Atuação na terceira idadeSabe-se que o processo de envelhecimento determina uma maior probabilidade de desequilibro entre as condições de saúde e doença, aumentando a vulnerabilidade físico-funcional e a fragilidade (isso conhecido como “perdas em cascata” que agravam progressivamente o estado de saúde do idoso, levando a um colapso de funções até a morte).
    A prevenção de doenças e deficiências, tanto de ordem física quanto pisíquica é conseguida atravéz da pratica de atividades físicas, quando algumas modificações atribuídas ao processo de envelhecimento podem ser retardadas, também reduzindo e/ou eliminando os fatores de risco. Dentro dessa perspectiva, entre os objetivos da fisioterapia geriátrica estão:

    • Preservar função motora
    • Promover adiantamento de instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento.
    • Tratamento das alterações e dos sintomas provenientes de doenças crônico-degenerativas e agudas, bem como suas possibilidades físicas e psicológicas.
    Alguns recursos utilizados na Fisioterapia Preventiva
    • Cinésioterapia profilática: com exercícios físico globais e especializados, aplicados individualmente ou em grupo, visando a função da funcionalidade do idoso;
    • Medidas de educação pa-ra a saúde: através de palestras e orientações preventivas para suas atividades de vida diária;
    • Análise de orientações posturais: para minimização ou correção de fatores de risco de doenças específicas;
    • Análise ergonômica do ambiente onde vive o idoso: para a melhoria de sua mobilidade e eliminação de riscos de queda.

    A fisioterapia preventiva atua em todos os níveis da saúde, sempre buscando a manutenção ou melhoria do estado funcional, no entanto se o idoso não apresentar nenhuma patologia crônica ou qualquer disfunção que lhe impeça de realizar atividades do dia-a-dia e as atividades fisicas sem restrição específica, de preferência a atividades que busquem a manutenção de  seu estado físico funcional.
    A promoção da saúde ano âmbito da geriatria representa um desafio para o fisioterapeuta, pois o idoso precisa ser lembrada em todos os atos, atividades e intervenções que ele pratica. Promover a saúde junto aos idosos deve tornar-se um hábito constante. Isso significa que o fisioterapeuta promove a saúde ao se relacionar com o idoso de forma individual, organizar ou colaborar na organização das atividades destinadas a promoção da saúde, além de colaborar com a comunidade, ajudando na identificação das necessidades em relação à saúde e no desenvolvimento de estratégias destinadas a promover a saúde. O fisioterapeuta, além disso, atua ativamente na elaboração das medidas de saúde pública e  em defesa da promoção da saúde, ainda que seja apenas em nível local. 
     

    A importância da fisioterapia no esporte

    Possíveis lesões podem ser evitadas com o auxílio do fisioterapeuta!

    Qualidade de vida e atividade física sempre caminharam juntas. Atualmente, as pessoas estão investindo cada vez mais em saúde e qualidade de vida por meio de diferentes práticas esportivas, dentre as quais podemos destacar as corridas de rua.

    Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de pessoas que passaram a correr, procurando combater os males de um cotidiano estressante e sedentário. Porém, esse aumento na prática esportiva sem controle levou à maior incidência de lesões, as chamadas esportivas, que podem levar essas pessoas ao afastamento de suas atividades cotidianas. Entre as lesões mais comuns, podemos destacar as cãibras, tendinites, lesões musculares, lombalgias e canelites.

    Em meio a esse cenário, a Fisioterapia surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (Aparelho Locomotor).

    Dentre as funções do Fisioterapeuta que atua com atletas de corrida, podemos destacar o auxílio durante a fase de preparação, quando o Fisioterapeuta, trabalha em conjunto com o preparador físico e treinador do atleta, realizando trabalhos de avaliação e correções posturais, avaliações quanto ao tipo de pisada do atleta e dessa forma sugerir mudanças e indicação do calçado mais adequado. Pelo conhecimento de Anatomia, Biomecânica, Cinesioterapia e Propriocepção, serão realizados trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular, a fim de reduzir os riscos de lesões e dores, além de também evitar problemas e dores durante o treinamento e a prova.

    Durante o evento esportivo o Fisioterapeuta vai assistir o atleta no que for necessário, auxiliando durante sua fase de aquecimento, e após a corrida, realizando desaquecimento, terapias para relaxamento muscular, e se necessário, alguma técnica Fisioterapêutica para dar início ao tratamento caso o atleta venha sentir alguma dor ou sofrer algum tipo de lesão.

    Dica: Sempre que for participar de um evento esportivo procure a ajuda de uma equipe multidisciplinar com Médicos, Fisioterapeutas e Educadores Físicos. Esses profissionais em conjunto passarão todas as dicas necessárias para você conseguir todos seus objetivos esportivos com total segurança. 

    segunda-feira, 22 de agosto de 2011

    Fisioterapia Respiratória

    A Fisioterapia Respiratória, pode definir-se como a intervenção no âmbito da Fisioterapia, que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento, não-invasivas, que têm como objectivo a optimização do transporte de oxigénio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções a esse nível, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes. A Intervenção do Fisioterapeuta em utentes com disfunção cárdio-respiratória ou em risco de as desenvolver, baseia-se no seu Exame, Tratamento e Avaliação dos resultados.
    Para atingir os seus objetivos o Fisioterapeuta utiliza técnicas manuais e/ou instrumentais, o exercício, o posicionamento, a educação e o aconselhamento. A intervenção do fisioterapeuta na área das condições cárdio-respiratórias envolve da parte deste, um exame adequado do utente, uma avaliação dos dados recolhidos que lhe permitam identificar, relacionar e hierarquizar os problemas que podem beneficiar com a sua intervenção (diagnóstico), um domínio ao nível do conhecimento e execução das técnicas de tratamento e necessidade de avaliar os resultados da sua intervenção ao nível da estrutura e função, da atividade e da participação social. A sua intervenção junto de utentes (adultos e crianças) com disfunção respiratória aguda, cronica ou cronica agudizada requer um nível de experiência que só pode ser atingido com uma prática continuada, um conhecimento actualizado, uma avaliação constante dos resultados e uma atitude crítica e reflexiva sobre a sua prática clínica.
    O esquema dos componentes ventilatório-cardiovascular-metabólico subjacentes ao transporte de oxigénio, juntamente com o modelo de Incapacidade relacionado com o ICF (International Classification of Functioning, Disability and Health), constituem actualmente os modelos de referência para a intervenção do fisioterapeuta na área das disfunções cardio-respiratórias, permitindo uma actuação onde são tidas em conta as alterações fisiopatológicas e as suas repercussões ao nível dos vários sistemas e órgãos, a evolução e prognóstico da doença, a reversibilidade e irreversibilidade das deficiências/incapacidades, os factores de risco iatrogénicos (hospitalização, actos médicos e cirúrgicos, imobilidade e acamamento) e as características individuais de cada utente (ex. idade, morfotipo, antecedentes médicos, contexto social e cultural, expectativas, qualidade de vida).

    Doença
    • Obstrutivas, tais como:asma, bronquite, enfisema pulmonar, bronquiectasia, entre outras;
    • Restritivas, tais como:fibrose cística, sarcoidose, pneumotórax, derrame pleural, escoliose, entre outras;

    Técnicas de Avaliação

    • Avaliação dos sinais vitais;
      • Temperatura Corporal;
      • Frequência Cardíaca;
      • Frequência Respiratória;
      • Tensão Arterial;
    • Avaliação da mobilidade torácica;
      • Técnica palpatória;
      • Técnica de medição de parametros;
    • Auscultação Pulmonar;
    • Percussão;
    • Avaliação radiológica.

    Técnicas de Tratamento

    • Técnicas coadjuvantes: Percussão, drenagem postural, vibração, manobra de reexpansão pulmonar;
    • Aerossolterapia;
    • Técnicas de eliminação de secreções;
    • Exercício Aeróbio;
    • Treino de força, etc

    sexta-feira, 19 de agosto de 2011

    Homenagem ao Fisioterapeuta

    Atuação da fisioterapia na diminuição da dor durante o trabalho de parto normal

    Atualmente os obstetras vem se preocupando com maior freqüência em relação a tão incômoda e angustiante sensação de dor durante o parto, que faz com que cada vez mais gestantes, tenham partos complexos e de maior intensidade, gerando contudo um mal estar para o binômio mãe-filho.
    Cada vez mais, os obstetras procuram por medidas de promoção da saúde para gestantes e é claro diminuição da dor, é nesse aspecto então que se encontra com mais precisão o papel da fisioterapia, que entra com métodos inovadores e não farmacológicos, afim de se manter uma boa relação entre mãe e filho, durante o trabalho de parto, eliminando consequentemente a tríade: medo-tensão-dor, que ocorre em 90% das gestantes.
    Como citado acima, a fisioterapeuta tem um importante papel a ser cumprido, para isto ela dispõe de alguns métodos manuais e não farmacológicos, para que assim o ciclo do parto aconteça de forma mais natural possível. Dentre esses métodos podemos citar como mais importantes, os seguintes:
    ·Relaxamento: promove a diminuição do tônus dos músculos do organismo, evitando que a tensão, interfira no trabalho de parto.
    ·Massagem: promove relaxamento e alivia a tensão dos músculos doloridos.
    ·Percepção respiratória: promove juntamente com o exercício psíquico e relaxamento a diminuição da tensão no que envolve a síndrome medo-tensão-dor.
    ·Posicionamento: promove maior relaxamento para os músculos dorsais e do assoalho pélvico.
    ·Imaginação: promove desvio do foco central, que seria a dor, promovendo maior relaxamento.
    ·Banho quente: promove vasodilatação local, diminuindo a dor, promovendo maior relaxamento.
    ·Tens (Eletroestimulação Transcutânea): eletrodos que promovem analgesia local, beneficiando a gestante diante do incômodo da dor do parto. Normalmente são dispostos na região lombo-sacra onde há maior concentração de dor.
    Com tudo isso o papel da fisioterapia torna-se cada vez mais abrangente, sendo a área da obstetrícia, nova, na questão de conhecimento por parte tanto da população tanto de alguns profissionais da área da saúde. Sendo, portanto uma área inovadora, que propicia tanto para a mãe como para o filho, mais segurança e naturalidade no momento do parto.

    Mucopolissacaridoses e a importância da fisioterapia

    As Mucopolissacaridoses (MPS) são doenças metabólicas hereditárias causadas por erros inatos do metabolismo que levam a falta de funcionamento adequado de determinadas enzimas (são substancias participam de muitas reações químicas no nosso organismo mantendo-nos vivos e com saúde), que digerem substâncias chamadas Glicosaminoglicanos (GAGS), antigamente conhecidas como mucopolissacárides que deram nome à doença. As MPS fazem parte de um grupo chamado Doenças de Depósito Lisossomal. Os GAGS são moléculas formadas por açúcares, que se ligam a uma proteína central,quando os GAGS não são digeridos corretamente, devido à deficiência de alguma enzima, eles ficam depositados no interior dos lisossomos e também são eliminados pela urina.
    A MPS é subdividida em: MPS I (Síndrome de Hurler,Hurler-Scheie e Scheie);MPS II (Síndrome de Hunter);MPS III (Síndrome de Sanfilippo);MPS IV (Síndrome de Mórquio);MPS VI (Síndrome de Maroteaux-Lamy);MPS VII (Síndrome de Sly). Sintomas mais comuns: Rinite crônica; Otite média recorrente ou "infecção no ouvido médio"; Hérnia umbilical ou inguinal; Crescimento e tamanho de cabeça acima do normal. Dismorfismos faciais; Hepatoesplenomegalia; Deformidades esqueléticas; Rigidez nas juntas; Retardo no desenvolvimento; Opacidade da córnea; Rinite crônica; Otite média recorrente ou "infecção no ouvido médio". Opacidade da córnea; Rigidez nas juntas; Doença cardíaca valvular.
    A atuação do fisioterapeuta é importante para a manutenção da qualidade de vida dos pacientes e para prevenir algumas complicações motoras e respiratórias. Nos pacientes que apresentam alterações de comportamento, principalmente os portadores de MPS III a eqüinoterapia (terapia na qual se utiliza o convívio com os cavalos) tem se mostrado de grande ajuda. A fi­sioterapia pode trazer para um paciente portador de mucopolissacaridose benefícios sem atuar diretamente sobre a doença, pois se trata de uma síndrome que acomete o sistema metabólico, atuando sobre os efei­tos desta nos sistemas músculo-esquelético e neuro­lógico. Pode se usar vários recursos para tratamentos fisioterápicos como: terapias em solo que são utilizadas técnicas de cinesioterapia, com resistências manuais devido à sua facilidade na aplicação, pois na maioria das vezes os pacientes não possuem condições econômi­cas para adquirirem aparelhos e/ou equipamentos; Hidroterapia é um recurso excelente, pois através conseguem readequar o tônus muscular, através do relaxamento das fibras musculares, e também melhoraram o fortalecimento muscular, promovendo uma melhor independência funcional. O recurso eletroterapêutico, é utilizado para tentar melhorar o fortalecimento muscular e melhorar o mecanismo de inibição recíproca, pois através destes consegui­mos melhorar o controle motor que por conseqüên­cia melhora a independência funcional. A toxina botulínica aplicada no paciente melhora o controle motor, prevenindo contraturas e inibindo posturas incapacitantes, o uso de to­xina botulínica com a fisioterapia é positiva para o tratamento da espasticidade que é o aumento do tônus muscular, no momento de sua contração, causado por uma condição neurológica anormal.

    quinta-feira, 18 de agosto de 2011

    Como procuro Trabalhar

    Sabendo a importância prenventiva da fisioterapia em qualquer área da vida, venho desenvolvendo uma forma de trabalhar que procure o maior conforto para os meus pacientes.
    Na fisioterapia domiciliar (home care) dou a opção de estarem em contato com um local conhecido deixando de lado um tratamento entre Médico e Paciente e tentando ser amigo.
    A prevenção é a melhor opção para não ter outros problemas sérios: Qualquer pessoa pode ser tratado até mesmo se quiser amenizar os problemas de secreção da Gripe, por exemplo.
    Parkinson, Derrame, Sindrome de Down... Controlar a pressão arterial, PREVINIR infarto do miocárdio, entre outros;

    Minha avaliação é GRATUITA em Campinas ou Região e disponho ao paciente equipamentos modernos.

    Meu diferencial é sempre buscar o melhor aos meus pacientes, assim poderão ter o maior conforto, comodidade e atenção, Além da prevenção posterior ao tratamento.

    Acesse o site: Fisoterapia Domiciliar

    Pai cria jogo de PC para ajudar no tratamento da filha

    O pai de uma menina de 4 anos que sofre de fibrose cística desenvolveu um jogo de computador que ajuda no tratamento da doença. David Day, que é professor de computação e matemática na Universidade de Derby, na Grã-Bretanha, sofria com as sessões diárias de fisioterapia respiratória com a filha Alicia.
    "Toda noite, ela chorava e gritava e fugia e a coisa estava ficando progressivamente mais difícil quanto mais velha ela ficava", diz Day. Foi então que ele percebeu que poderia usar o talento de seus colegas de universidade para diminuir o sofrimento da menina. Junto com especialistas da Escola de Computação e Matemática, ele desenvolveu uma linha de jogos de computador que tornam o tratamento divertido e ainda podem ajudar a monitorar a progressão da doença.
    Ao respirar através de uma máscara conectada por tubos aos computador, as crianças controlam personagens e formas na tela ao expirar com determinada força.

    Doença incurável
    A fibrose cística é uma doença genética grave e incurável que causa uma alteração nas glândulas que faz com que o corpo produza um muco mais espesso, que bloqueia as vias respiratórias e outros órgãos.
    "As crianças precisam de fisioterapia regular para que possam expelir o muco de seus pulmões, caso contrário ele vira local de proliferação de bactérias que podem agravar seu estado de saúde", explica Day.
    "A fisioterapia inclui leves batidas nas costas ou peito do paciente. Também usamos uma máscara de pressão expiratória positiva (PEP), que é colocada no rosto e que dificulta a expiração, fazendo com que eles puxem o muco do pulmão e consigam expeli-lo tossindo. As crianças acham o tratamento de PEP difícil, desagradável e chato e pode ser bastante complicado conseguir que elas façam os exercícios.

    Evolução
    Após observar a evolução dos videogames nos últimos anos, Day achou que seria possível criar um jogo que tornasse a fisioterapia mais atraente para as crianças.
    Usando verbas da universidade e de bolsas de pesquisa europeias, a equipe de jogos de computador de Derby transformou a ideia em realidade.
    Os pesquisadores colocaram um dispositivo na máscara de PEP que converte a respiração das crianças em sinais eletrônicos. Controlando sua respiração, elas controlam também os personagens na tela.
    A tecnologia é similar à maneira como paraplégicos usam tubos respiratórios para controlar cadeiras de rodas e outros aparelhos eletrônicos.
    "Organizando um registro da performance do jogador ao longo do tempo, um médico pode aferir a eficiência de seus pulmões. A flexibilidade dos jogos significa que mesmo as crianças mais jovens conseguem jogar nos níveis iniciais", explica Andreas Oikonomou, especialista em jogos de computador da universidade.

    Flores e dragões
    Segundo David Day, o efeito em Alicia foi imediato.
    "Ela soprou no aparelho, viu flores na tela e olhou para mim com uma expressão maravilhada", diz o pai.
    "Ela me perguntou como funcionava e eu disse que era mágica. Ela adorou e desde então, isso tirou toda a pressão e preocupação de garantir que ela fizesse a fisioterapia."
    Além do jogo das flores, o favorito de Alicia, a equipe também desenvolveu jogos com navios piratas e dragões.
    Agora, Day espera conseguir verbas para testar os jogos com mais dez crianças, entre seis e nove anos de idade.
    "Esperamos que nos próximos 12 meses tenhamos uma versão disso à venda para o público para que outras crianças e pais possam se beneficiar. Até onde sei, todos os pais sofrem para conseguir que os filhos façam a fisioterapia", diz o professor.
    "É uma batalha que todos os pais de crianças com fibrose cística têm de lutar, então acho que o que estamos fazendo é absolutamente fundamental."
    O Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) afirma que há mais de 2,5 mil pacientes com fibrose cística em tratamento no Brasil, mas segundo a associação, para cada paciente diagnosticado no país, há quatro sem diagnóstico.

    Fonte: BBC Brasil

    A Fisioterapia Domiciliar

    • Fisioterapia:
    O objetivo da fisioterapia em domicílio é garantir a melhor qualidade de vida possível para cada indivíduo. Para isso, o fisioterapeuta utiliza várias técnicas que conhece para recuperar lesões, prevenir complicações, além de reintegrá-lo à sociedade.
    A fisioterapia atua em diferentes áreas e apresenta excelentes resultados em ortopedia, neurologia, reumatologia, pediatria, pneumologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, entre outras.


    • A Fisioterapia Domiciliar:
    Atualmente, nota-se uma crescente tendência à valorização do atendimento de fisioterapia domiciliar. A existência de macas portáteis e aparelhos compactos permite que o fisioterapeuta vá até o paciente, mantendo o padrão do atendimento, que antes só era conseguido nas clínicas.
    A fisioterapia em domicílio inicialmente realizada por pacientes que, por motivos de saúde, não podiam se deslocar até as clínicas, passa agora a oferecer a todos os pacientes a possibilidade de não precisar enfrentar o trânsito das grandes cidades, a flexibilidade de horários e a comodidade de estar em sua própria casa.

    Características:
    A sessão dura por volta de 60 minutos. O médico determinará o tipo de tratamento, que poderá ser: RPG ou Fisioterapia convencional.
    Na Reeducação Postural Global (RPG), fisioterapeuta e paciente trabalham ativamente. Essa técnica é realizada em uma maca específica para RPG.
    A fisioterapia convencional é realizada em uma maca normal e pode contar com aparelhos portáteis – Ultra-som, Laser, FES e TENS – e com exercícios sem carga ou até com halteres, caneleiras, elásticos de fortalecimento e outros.

    Acesse o site: Fisioterapia Domiciliar