Agende agora uma avaliação gratuita!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fisioterapeutas são os Anjos de hoje





Exemplo da importância da Fisioterapia

Como já foi citado, a Fisioterapia tem grande importância na vida de um modo geral.
No meio dos famosos, o mais recente caso que se tem noticia da importância do tratamento Fitoterápico é o de SHAOLIN, que passou 145 dias internado após sofrer um grave acidente de carro ocasionando um TCE (traumatismo cranioencefálico) grave.
Apesar de lenta, a recuperação de Shaolin já é visível. Ele já faz sessões de fisioterapia e fonoaudiologia para recuperar os movimentos corporais. “Shaolin está evoluindo bem. Ainda não acordou, mas já abre os olhos e respira sem a ajuda de aparelhos. Ele está se tratando com uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga”, contou o assessor de imprensa Ricardo a Caras Online.

Nosso objetivo é mostrar que a fisioterapia motora precoce nesse caso é essencial e indispensável para uma plena recuperação e retorno às atividades.

O traumatismo crânio-encefálico é uma das principais causas de morte no adulto jovem, sendo que somente nos Estados Unidos, aproximadamente quinhentas mil pessoas sofrem este tipo de traumatismo por ano. Cerca de 10% desses doentes morrem antes de chegar ao hospital. Dos traumatismos crânio-encefálicos que recebem cuidados médicos, 80% podem ser classificados como leves, 10% como moderados e 10% como graves. E a cada ano, também nos Estados Unidos, mais de cem mil doentes vítimas desse tipo de trauma sofrem graus variados de invalidez. Portanto, mesmo uma pequena redução na mortalidade e da incapacidade resultantes do trauma crânio-encefálico teria um impacto importante na saúde pública.

A fisioterapia motora precoce deve ser realizada em todos os pacientes vítimas de TCE, mesmo que eles se encontrem na fase aguda.
A postura sentada deve ser adotada o mais rápido possível, mesmo que o paciente ainda se encontre comatoso. O ortostatismo deve ser também realizado o mais cedo possível, constituindo a seqüência para uma marcha precoce. A marcha deve ser enfatizada diariamente, mas para isto é lógico que necessitamos de alguma colaboração por parte do paciente. O subir e descer escadas com auxílio deve ser também enfatizado e não possui como pré-requisito uma deambulação independente, sendo motivo para gerar auto confiança no paciente. Tanto a marcha e o subir e descer escadas em pacientes hemiparéticos, devem ser realizados somente por profissionais familiarizados com estas condutas e com total domínio da situação, a fim de evitar-se acidentes e novos traumatismos.

De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que a fisioterapia motora precoce proporcionou aumento bastante significativo na independência da locomoção (marcha e subir e descer escadas), sendo essencial e indispensável desde a terapia intensiva até a alta hospitalar, para que se possa Ter uma boa e rápida recuperação até que se dê continuidade à fisioterapia domiciliar.
Numa próxima postagem abordarei mais sobre TCE e AVC.

Acesse o site Fisioterapia Domiciliar

Fisioterapia geriátrica e gerontológica

A Fisioterapia geriátrica é o ramo da Fisioterapia que estuda os movimentos e a funcionalidade em pessoas idosas

A fisioterapia geriátrica cobre três áreas – envelhecimento normal devido ao desuso e aos problemas de recondicionamento, cardiovasculares como as doenças vasculares e o derrame, e aos problemas esqueletais, que incluem condições de osteoporose e da osteoartrite, tais como recolocações de joelho e de quadril. Os fisioterapeutas usam a reabilitação a fim de devolver ao paciente uma qualidade perdida, podendo usar terapias físicas e/ou ocupacionais.

Os tratamentos e prevenções

Enquanto envelhecemos, acabamos enfrentando muitas mudanças físicas e emocionais, que podem afetar nosso nível de função e bem estar. A reabilitação mantém a independência funcional nas pessoas idosas. A reabilitação de pacientes da geriatria é imperativa ao bem estar deles e da sociedade, de modo que nós possamos prosperar social e economicamente. Essencial à fisioterapia geriátrica é a comunicação, especificamente melhorando todo o prejuízo sensorial, incluindo aqueles relativos à visão e à audição. A prevenção das quedas e da osteoporose pode melhorar a saúde e longevidade dos pacientes. Acabar com a má nutrição, pode remover, curar e vitalizar o paciente para participar de um programa de reabilitação formal. A depressão pode se tornar comum na população mais velha, caso uma perda funcional de mobilidade e de inabilidade de executar atividades do dia-a-dia. O prejuízo cognitivo, tal como o delírio e a demência pode afetar os objetivos e resultados da reabilitação dos pacientes.
A fisioterapia geriátrica tem um papel no cuidado intermediário, onde os pacientes estão amparados por um hospital ou um doutor de família, quando há uma exigência em fornecer fisioterapia intensiva a curto prazo.
 

A fisioterapia na Neurologia

Os distúrbios neurológicos comumente causam distúrbios temporários ou permanentes que prejudicam o indivíduo em suas funções diárias e profissionais, tornando-o, muitas vezes, dependente parcial ou completamente de outras pessoas. O impacto nos domínios econômico e social, físico e emocional, é marcante. As pesquisas acerca dos mecanismos de recuperação da função após lesão e da eficácia de tratamentos para melhorar a recuperação e prevenir complicações são crescentemente divulgadas. Sendo assim, a abordagem fisioterapêutica ao paciente neurológico tem sido cada vez mais especializada para cada condição. A seleção apropriada dos recursos e do momento oportuno de sua realização contribui substancialmente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, apesar de distúrbios neurológicos persistentes.
Além disso, o envelhecimento crescente da população brasileira e o avanço tecnológico que aumenta a expectativa de vida dos indivíduos e, em paralelo, sua morbidade, fazem com que a Fisioterapia na área da neurologia mantenha-se como um campo de atuação profissional em avanço.

Várias partes da NEUROLOGIA pode ser tratada com fisioterapia, dentre elas estão:

Hemiplegia: Ocorre geralmente após um acidente vascular encefálico, onde o individuo geralmente fica com um lado do corpo paralisado.
Tratamento Fisioterápico: A reabilitação na hemiplegia é iniciada logo após o acidente vascular para fazer com que o paciente saia da cama e consiga realizar suas atividades mais independentemente possível.
A participação ativa do paciente é fundamental com o fisioterapeuta, para que ele possa aprender a controlar sua musculatura e movimentos anormais.


Doença de Parkinson: Como ja citei no artigo anterior, o paciente apresenta: tremor, bradicinesia (lentidão dos movimentos), rigidez , alterações posturais e quedas freqüentes.
Tratamento Fisioterápico: O principal objetivo nesta patologia é trabalhar alongamento para melhorar amplitude do movimento, alinhar e melhorar a postura, treinar a marcha (com oscilação dos membros superiores), estimular reações de equilíbrio, treinar sentar e levantar de cadeiras, extensão e rotação do tronco. Os exercícios específicos e regulares são de fundamental importância para manter o paciente forte, flexível e funcional.

Polineuropatia: Refere-se aos obstáculos em que os nervos periféricos são afetados por um ou mais processos patológicos, levando-os á incapacidade motora.
Tratamento Fisioterápico: Na polineuropatia iniciaremos com cuidados respiratórios, controle de dor, fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e adaptações às possíveis incapacidades do paciente.
Traumatismo Craniano: Depois de algum trauma, o cérebro quando lesado pode levar o paciente ao coma, déficits físicos e incapacidade.
Tratamento Fisioterápico: A prevenção de contraturas, a manutenção da função respiratória, a diminuição da elasticidade, a melhora da amplitude de movimento, a normalização de movimento e do tônus postural e o reforço das habilidades remanescentes serão as prioridades neste caso.


Vale acrescentar que os métodos de fisioterapia são cada vez mais valorizados pelos pacientes e por profissionais de saúde em geral. É comum que o fisioterapeuta selecione técnicas específicas de diversos métodos de tratamento aplicando-as de acordo com as necessidades de seus pacientes. Também se observa um enorme grau de liberdade criativa baseado nos conceitos gerais de cada método e na competência e profissionalismo de cada fisioterapeuta. Considerando-se que, seja qual for o método, o objetivo geral é promover o aprendizado ou reaprendizado motor desenvolvendo nos pacientes a capacidade de executar atividades motoras o mais próximo possível do normal.


Acesse o site Fisioterapia Domiciliar

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Parkinson

Farei breves considerações sobre a doença de Parkinson e posteriormente a visão profissional a respeito de um paciente que acompanho a dois anos... Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva, idiopática (sem causa conhecida), raramente acontecendo antes dos 50 anos, comprometendo ambos os sexos igualmente, se caracterizando por, rigidez muscular, tremor de repouso, hipocinesia (diminuição dos movimentos), instabilidade postural. Este paciente a qual me referi, teve um desenvolvimento atípico da doença (abaixo dos 50 anos), tal situação o pegou em pleno desenvolvimento profissional e familiar, acarretando inúmeras perdas nestes campos, então a doença não se restringe somente a parte orgânica, mas também psicológica e social. Mas me atendo a questão orgânica, que é o foco desta postagem, colocarei como mais limitante a vida desta pessoa a questão da perda de mobilidade e o fenômeno de freezing, onde o paciente permaneçe por vários minutos com os pés "colados" no chão, causando grande desconforto. A intensa abordagem fisioterápica nestas questões, tem controlado tais sintomas, mas por se tratar de uma doença degenerativa, a luta é grande e quase diária. Adaptações domiciliares se fazem necessárias, bem como a adesão por parte do paciente ao tratamento médico e fisioterápico, cabe ao fisioterapeuta também, estar munido de grande criatividade, pois como esse atendimento é no ambiente domiciliar, os recursos são limitados, sendo necessário levar clínica ao paciente e adapta-la.
Deixo aqui minha esperança nas novas abordagens fisioterápicas e médicas para deter esta doença, que tanto limita essas pessoas e que essas estejam disponíveis no sistema público de saúde.
Abraço a todos!